Maranhense recrutado pelo Exército Ucraniano é hospitalizado após pisar em mina

Raphael Paixão, jovem natural de Imperatriz (MA) e voluntário no Exército da Ucrânia, está hospitalizado após pisar em uma mina-borboleta — artefato explosivo de alto poder destrutivo comum em zonas de guerra. A mãe do rapaz, Neila Paixão, confirmou o ocorrido nesta quarta-feira (2) após conversar com o filho por chamada de vídeo. Segundo ela, Raphael passou por cirurgia e está estável, recebendo atendimento médico e psicológico.

O maranhense, que cursava Direito antes de trancar a faculdade em 2024, viajou para a Holanda em busca de oportunidades, mas decidiu se alistar como voluntário na Ucrânia após o término do relacionamento com a namorada. Em contato com a família, ele afirmou que não retornará à linha de frente e manifestou desejo de voltar ao Brasil.

A última comunicação antes do acidente havia ocorrido no sábado (28), quando Raphael enviou uma mensagem breve:”Oi mãe, estou vivo graças a Deus, mas estou em missão”. A ausência prolongada de notícias havia mobilizado parentes, que buscaram informações por meio do governo ucraniano e de autoridades brasileiras, sem respostas conclusivas até então.

A família aguarda detalhes sobre a recuperação do jovem e a possibilidade de repatriamento. O Ministério das Relações Exteriores foi acionado, mas ainda não se pronunciou sobre o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *