Matões do Norte: Secretaria de Saúde encerra o Novembro Azul

MATÕES DO NORTE ENCERRA A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Foto: Pedro HenriqueA prefeitura municipal de Matões do Norte, através da secretaria de saúde realizaram o encerramento nesta última quarta – feira (29) no Centro Avançado de Saúde José Araujo de mais uma campanha de prevenção, desta vez foi a campanha denominada de “Novembro Azul”, com o tema: “O homem consciente na luta contra o câncer de próstata,” foi realizado o ato solene, que foi aberto com a fala da secretária de saúde, Maria José, que na oportunidade agradeceu o empenho da gestão do prefeito Padre Domingos e fez um alerta a população masculina para uma atenção voltada a prevenção do câncer de proposta.

Foto: Pedro Henrique

Logo em seguida, a população presente foi convidada tomar um delicioso café da manhã, ainda teve uma caminhada até a quadra de esporte e um jogo de futebol entre equipes da saúde.Quem participou do evento saiu satisfeito com os atendimentos realizados pelas equipes de saúde e as palestras informativas sobre o câncer de proposta.Esteve presentes no encerramento da campanha a primeira dama do município, Geis Pierot, que no ato representou o prefeito Padre Domingos, a secretária de Saúde, Maria José, o Chefe de Gabinete, Juscelino Pinto, o secretário de Assistência Social, Augusto Rocha, o secretário de Agricultura, Jonathan Antônio, o secretário de Meio Ambiente, Antonio Luís, além da equipe do NASF, PSF, médicos, enfermeiros, servidores da administração e a população presente.

O que é Novembro Azul?

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente em homens. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto. Ela produz até 70% do sêmen, sendo indispensável para a fertilidade.

No mundo, este é o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata.

Portanto o melhor caminho é ainda é prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *