Realizado o mutirão do glaucoma em Matões do Norte

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão e a Secretaria Municipal de Saúde de Matões do Norte, em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão realizaram nesta última sexta – feira (20), o mutirão de atendimentos de consultas para diagnósticos e tratamento do glaucoma.

O atendimento aconteceu no Centro Avançado de Saúde José Araújo, durante todo o dia. A secretária de saúde do município, Dra Aliete Fernandes Alves, avaliou como positiva a ação que o Programa do Glaucoma vem oportunizando a população que mora nas áreas mais distantes, “Por determinação do Prefeito Padre Domingos, estamos dando todo apoio e suporte necessário para que os nossos pacientes obtenha todas as orientações sobre a doença, pois é realizada a consulta, o paciente ainda recebe gratuitamente o seu colírio para aplicar durante três meses. Os que recebem o diagnóstico positivo para doença preenchem a ficha para retirar o colírio do tratamento gratuitamente, para a patologia em uma das unidades de referência da rede municipal, avaliou.

O Programa do Glaucoma, criado pelo Ministério da Saúde (MS), presta atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com equipe formada por oftalmologistas e técnicos de enfermagem. Em Matões do Norte foi realizado em média mais de 150 atendimentos.

Nos atendimentos são feitos exames, como a campimetria, que avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente; a tonometria, processo de medição da pressão interna do globo ocular; e fundoscopia, exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, como vasos, retina e nervo óptico em área central. Todos os exames necessários são feitos para que o oftalmologista tenha o diagnóstico preciso de glaucoma.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *