Fenômeno de Janeiro: Veja o horário do eclipse lunar

Na madrugada de 21 de janeiro ocorrerá o primeiro eclipse total do ano.

O eclipse lunar total com Superlua de Sangue será visível na madrugada de 21 de janeiro .

Na madrugada de segunda-feira, 21 de janeiro (da noite de domingo para o despontar da segunda-feira) irá ocorrer o primeiro eclipse lunar total do ano de 2019, que resultará em uma Superlua de Sangue visível na América do Norte, América do Sul, oeste da Europa e África.

No ano passado um fenômeno semelhante foi visível nos últimos dias de janeiro, com a junção de uma superlua azul com eclipse e lua de sangue, uma coincidência que não acontecia fazia 150 anos.

Desta vez, o eclipse lunar total irá resultar em um superlua de sangue, conhecida desde a Idade Média como ‘Lua de Sangue de Lobo’, que fazia referência de uma forma mais próxima das ideias esotéricas à lua cheia de janeiro que coincidia com os uivos dos lobos nas noites de inverno no hemisfério Norte. Este fenômeno astronômico se dá durante um eclipse lunar total em que o sol e a lua se alinham, de modo que a atmosfera da Terra depura a luz azul e verde dos raios solares, mas deixa passar a vermelha. Por esta razão, a lua vai ficar tingida com o reflexo do brilho avermelhado que chegará a ela procedente da atmosfera e criará a chamada Superlua de Sangue que só será visível nas partes do planeta em que será possível ver o eclipse lunar.

Na Europa Ocidental e noroeste da África o amanhecer será o melhor momento para observar o progresso da Lua de Sangue, que vai durar 62 minutos, terá a sua primeira fase às 3h34 e atingirá o apogeu por volta de 5h12, quando poderá ser visto de diferentes regiões ocidentais da Europa, no noroeste da África e no continente americano.

A Superlua de Sangue é o primeiro fenômeno astronômico de 2019 e só voltará a se repetir com as mesmas características em maio de 2021.

A superlua de sangue lobo poderá ser vista na Espanha e no restante da Europa entre as 2h33 e as 5h50 da madrugada de segunda-feira.

Horários para ver a Superlua de Sangue na América

Na América Latina, poderá ser vista entre 23h36 de domingo e 4h40 de segunda-feira e o apogeu dos fenômenos será às 2h12 para a Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai. No Brasil, o ponto máximo do eclipse vai ocorrer às 3h12, mas o fenômeno todo poderá ser observado de 0h36 a 5h48 da segunda-feira.

Em Cuba, Peru, Colômbia e Nova York, a superlua ocorrerá entre 21h30 de domingo e 2h48 de segunda-feira, e o ponto alto será pouco depois da meia-noite, à 0h12.

No México, a Superlua de Sangue será visível entre 9h33 e 0h50, e o apogeu está previsto para 22h13, quando o fenômeno ficará mais evidente na Cidade do México.

Fonte: El País

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *