Medidas sociais de Hilton Gonçalo e Fernanda Gonçalo ajudam a reduzir o custo de vida em Santa Rita e Bacabeira

O custo de vida é a somatória de todas as despesas dos indivíduos, ou seja, bens e serviços necessários para viver dentro de suas demandas. Quando consideramos o custo de vida em uma cidade, por exemplo, os itens que entram na somatória serão mais abrangentes, como a média de valores para moradia, alimentação, transporte, saúde é outros.Esses itens são alvos na gestão do casal Gonçalo nos municípios de Santa Rita e Bacabeira. Ao longo do mandado, os prefeitos Hilton e Fernanda trabalharam forte para o cumprimento de suas propostas de governo que se encaixam nas demandas do custo de vida.

MORADIA

Em Santa Rita e Bacabeira, já foram construídas e doadas mais de mil casas populares (propostas n°02 e n°18) para a população de baixa renda através do programa Nossa Casa. Junto a isso, o casal de prefeitos também promove a distribuição de materiais de construção para reforma e ampliação de casas de pessoas em geral.

ALIMENTAÇÃONos dois municípios foram implantados em meados de 2017 o chamado “Restaurante Cidadão “. que trata de um modelo de restaurante popular mantido com recursos próprios e que aproveita a produção agrícola local, além de itens da cesta básica encontrados nos comércios locais. Se levarmos em conta o preço de uma refeição mais barata em São Luis (R$15,00) existe uma economia para o cidadão santarritense e bacabeirense.

TRANSPORTEJovens universitários de Santa Rita dispõem de transporte gratuito oferecido pela prefeitura. Una medida de auxilia os jovens na redução das despesas acadêmicas. Mais uma vez em comparação a São Luis, o jovem santarritense economiza cerca R$34,00 por mês.

SAÚDEAlém do novo aparelhamento da UBS’s, os dois municípios oferecem serviços de realização de exames de baixa e média complexidade tais como: exames laboratoriais, raio-x, ultrassonografia e tratamento com acupuntura. O programa do leite em vigor nos dois municípios, é mais uma garantia de distribuição de alimentos gratuitos desenvolvido com recursos próprios.

ILHAS DE INTERNET

A implantação de ilhas de internet também contribuem para a redução do custo de vida. Propostas de n°30 de Hilton e de n°27 de Fernanda, são ilhas de internet instaladas nos povoados e que disponibilizam conexão via Wi-Fi gratuita, gerando economia com relação aos custos de telefonia móvel.

AUXÍLIO À PRODUÇÃO AGRÍCOLA

O auxilia à produção da agricultura familiar, garante a comercialização barata de produtos como hortaliças, frutas, legumes, carne, peixes, dentre oriundos da produção local. As prefeituras garantes apoio técnico especializado e transporte para escoamento da produção.

Além de todas essas medidas, outros fatores devem contribuir ainda mais para a redução do custo de vida nas duas cidades. Recentemente foi testado em Santa Rita o uso de placas solares para alimentação de poços artesianos, e ao que tudo indica, a medida sustentável deve migrar para outras áreas, garantindo mais economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *