Servidores públicos estaduais estiveram unidos, nesta sexta-feira (14), por uma boa causa: salvar vidas por meio da doação de sangue. Através do projeto “Servidor Cidadão”, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP), o mutirão de doação de sangue teve como objetivo aumentar os estoques do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).
A estrutura do Hemomar foi montada na área de vivência do Espaço Bem-Estar, localizado no térreo do Edifício Nagib Haickel, em São Luís. A campanha se estendeu aos familiares e amigos dos servidores públicos. Para doar, bastava estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos com autorização) e pesar, no mínimo, 50 Kg. Ainda era preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Cerca de 30 bolsas foram arrecadadas durante a campanha que busca informar e sensibilizar os servidores públicos sobre a importância de fazer regularmente a doação na rede do Hemomar.
Guilherme Martins, servidor público, fez parte desta corrente do bem. “É a segunda vez que participo desta campanha e me sinto extremamente feliz de, no local em que eu trabalho, ter a oportunidade de ser solidário com o próximo”, afirmou Guilherme.
Esta é terceira campanha de doação de sangue promovida pela Segep. Nas três edições, a Secretaria de Gestão Patrimônio e Assistência dos Servidores arrecadou quase 130 bolsas de sangue que contribuíram com o aumento de estoque do Hemomar.
O secretário da Segep, Pedro Chagas, destacou a importância da campanha. “Promover campanhas como essa no Complexo Administrativo do Governo é alimentar o sentimento de solidariedade e compaixão entre os nossos servidores públicos estaduais. Doar sangue é um ato de amor e não devemos permitir que a rotina do dia a dia nos distancie do papel importante que temos como cidadãos que é ajudar o próximo.”, declarou o secretário.