Brandão anuncia pagamento de precatórios do Fundef de professores do MA

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou a liberação da terceira parcela dos precatórios do Fundef para professores aposentados da rede estadual de ensino.

Segundo o chefe do Executivo, os valores já foram depositados nas contas dos beneficiários. Além disso, o pagamento destinado aos profissionais desligados da rede estadual, que estava previsto em cronograma da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi antecipado para esta terça-feira.

De acordo com a Seduc, mais de R$ 1 bilhão será destinado aos beneficiários dos precatórios, contemplando profissionais ativos, aposentados, desligados e herdeiros, totalizando mais de 42 mil pessoas.

O governo informou ainda que os herdeiros seguirão o calendário já estabelecido, com os pagamentos sendo realizados a partir de 22 de junho, conforme a análise e tramitação de cada processo.

Justiça determina suspensão de pagamentos de contratos de terceirização da Prefeitura de Buriticupu


A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, o Poder Judiciário determinou, em 12 de junho, em tutela de urgência, a tomada de várias medidas para garantir a transparência de contratos de terceirização mantidos pelo Município.

Proferidas pela juíza Laís Suelem Silva Araújo Lima, as determinações acolhem as solicitações feitas pelo promotor de justiça Felipe Augusto Rotondo, em Ação Civil Pública, ajuizada em 23 de dezembro de 2025, a partir de denúncia registrada na plataforma Fala.BR, da Controladoria-Geral da União (CGU), sobre os contratos.

Além da existência de contratos de terceirização de mão de obra sem divulgar informações no Portal da Transparência do Município, foram identificados pagamentos superiores a R$ 22 milhões ao Instituto Mais Integração Social (IMIS) e mais de R$ 3,6 milhões ao Instituto Alvorecer, sem disponibilizar documentos e informações exigidos pela legislação de transparência pública.

Foram constatadas, ainda, divergências entre informações divulgadas pelo Município e os contratos e pagamentos para terceirização de serviços. Além disto, foi observada a omissão de informações sobre contratos, processos licitatórios, empenhos, liquidações, notas fiscais e outros documentos sobre as contratações.

DETERMINAÇÕES

Entre as medidas, está a suspensão imediata de novos pagamentos do Município ao Instituto Mais Integração Social, Instituto Alvorecer e outros contratos de terceirização que estejam em situação de descumprimento de transparência, até a regularização do Portal da Transparência.

O Município também está obrigado a publicar, no prazo de 10 dias, a relação dos trabalhadores terceirizados em atividade, identificação de funções, locais de lotação, carga horária e remuneração, além da disponibilização dos processos licitatórios e da execução financeira dos contratos. Foi, ainda, determinada a apresentação, em até 48 horas, da documentação relativa às contratações.

Outra providência é a implementação, em até 15 dias, de identificação visual dos trabalhadores terceirizados por meio de uniformes e crachás, para ampliar a fiscalização e o controle.

DESCUMPRIMENTO

A multa por descumprimento das determinações foi fixada em R$ 5 mil diários (até o limite de R$ 100 mil), a ser paga individualmente pelo prefeito Jose Antônio Lisboa Mendes e o controlador-geral do Município, Paulo Ricardo Paiva.

Vereador de São Luís, Beto Castro é preso durante operação do Gaeco

Vereador de São Luís foi detido por posse de arma durante operação que investiga desvio milionário de emendas parlamentares


O vereador de São Luís, Beto Castro (Avante), foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (15) durante o cumprimento de mandados da Operação Benedict, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

A prisão em flagrante ocorreu por posse de arma de fogo, durante as diligências realizadas hoje.

A Operação investiga um suposto esquema de desvio de mais de R$ 9 milhões em recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, com possível participação de integrantes de facções criminosas.

Além de Beto Castro, o ex-vereador Umbelino Júnior também é alvo de mandado de busca e apreensão.

Ao todo, a Justiça autorizou 17 medidas cautelares, incluindo sete mandados de prisão preventiva e buscas contra pessoas físicas e empresas citadas nas investigações.

As diligências seguem em andamento e novas informações sobre a operação deverão ser divulgadas pelas autoridades ao longo do dia.

Josimar Maranhãozinho anuncia apoio a André Fufuca na disputa pelo Senado

O deputado federal Josimar Maranhãozinho declarou apoio à pré-candidatura do ministro do Esporte, André Fufuca, ao Senado Federal nas eleições de 2026. O anúncio reforça a articulação política de Fufuca junto ao PL no Maranhão.

Além de Josimar Maranhãozinho, o apoio também conta com a presidente estadual do PL, a deputada federal Detinha, e mais de 40 prefeitos filiados ao partido em diversas regiões do estado.

Ao comentar o apoio recebido, André Fufuca destacou a importância da aliança para o fortalecimento de seu projeto político.

“Recebo com muita gratidão o apoio do amigo Josimar Maranhãozinho, da presidente estadual do PL, deputada Detinha, e dos mais de 40 prefeitos do PL à nossa pré-candidatura ao Senado Federal. Esse gesto fortalece ainda mais a nossa responsabilidade de seguir trabalhando pelo Maranhão, sempre com diálogo, compromisso e resultados”, afirmou.

Fufuca também ressaltou que continuará percorrendo o estado e dialogando com a população para consolidar sua candidatura. “Seguimos firmes, com fé em Deus, ouvindo a população e construindo um projeto que represente todas as regiões do nosso estado”, completou.

Com o apoio do grupo liderado por Josimar Maranhãozinho, André Fufuca amplia sua base política e fortalece sua posição na corrida por uma das duas vagas ao Senado que estarão em disputa no Maranhão em 2026.

Prefeitura de Nova Iorque é condenada a realizar concurso público

Atendendo a pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Pastos Bons, a Justiça determinou, nesta segunda-feira, 8, que o Município de Nova Iorque (termo judiciário) e o prefeito Daniel Castro abstenham-se de realizar novas contratações temporárias ou terceirizações para funções permanentes. Também estabelece a proibição de prorrogar os contratos precários vigentes. Nova Iorque é termo judiciário da comarca de Pastos Bons.

No prazo de 60 dias, deve ser apresentado um relatório de todas as funções exercidas por servidores precários ou terceirizados de natureza permanente, com o devido impacto orçamentário.

Trinta e cinco dias após a apresentação do documento, Município e gestor devem instituir comissão organizadora ou formalizar a contratação de banca examinadora para realizar concurso público.

A multa por descumprimento das obrigações foi fixada no valor de R$ 1 mil diários a ser paga pelo Município e prefeito (até o limite de R$ 50 mil), a ser transferido ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos.

A decisão, proferida pelo juiz Felipe de Queiroz Villarroel, é resultado dos pedidos feitos pelo promotor de justiça Hélder Ferreira Bezerra, em Ação Civil Pública ajuizada em 15 de janeiro. Antes da ACP, em novembro de 2025, o MPMA encaminhou Recomendação ao prefeito, solicitando a abertura de processo licitatório para realização de certame em até 60 dias. Não houve resposta.

O Município mantinha 77,3% do quadro de servidores, com contratações temporárias, terceirizações via Instituto Construir, contratado em setembro de 2025 pelo valor de R$ 6.941.064,00, e cargos comissionados em desvio de função – todos para atividades de natureza permanente.

A Justiça também determinou a manutenção dos vínculos precários já existentes até a data da decisão, enquanto perdurar o período de transição e até que o concurso público seja concluído.

Dr. Yglésio comenta saída de Lahesio e defende recomposição urgente da direita no Maranhão

Pré-candidato a deputado federal pelo PRD, Dr. Yglésio afirma que a saída de Lahesio Bonfim confirma o esvaziamento de uma candidatura que vinha em declínio e defende articulação para garantir palanque competitivo a Flávio Bolsonaro no estado.

A saída de Lahesio Bonfim da disputa pelo Governo do Maranhão reacendeu o debate sobre os rumos da direita no estado. Para o médico, advogado, deputado estadual e pré-candidato a deputado federal pelo PRD, Dr. Yglésio, a decisão não chega a surpreender, porque a pré-candidatura de Lahesio já vinha apresentando sinais claros de desgaste.

Segundo Dr. Yglésio, o declínio de Lahesio era resultado direto da falta de posicionamento político firme, da ausência de uma estratégia clara para o campo conservador e da dificuldade de dialogar com os diferentes grupos da direita maranhense.

“A saída de Lahesio não criou a confusão. Ela apenas confirmou um processo de esvaziamento que já vinha acontecendo. A candidatura dele vinha em declínio constante, principalmente pela falta de posicionamento. A direita precisa de liderança, clareza, coragem e capacidade de articulação”, afirmou Dr. Yglésio.

Para o pré-candidato, a decisão de Lahesio abre uma lacuna importante no campo conservador, especialmente no debate sobre a construção de uma candidatura majoritária capaz de representar a direita e oferecer um palanque forte para Flávio Bolsonaro no Maranhão.

“Agora há uma lacuna evidente. E essa lacuna precisa ser recomposta com urgência. O eleitor conservador do Maranhão não pode ficar sem rumo, sem projeto e sem palanque. É preciso construir uma alternativa que una o campo, dialogue com os municípios e represente de verdade a direita no estado”, declarou.

Dr. Yglésio também revelou que houve diálogo com o ex-senador Roberto Rocha, que avalia a possibilidade de entrar na disputa pelo Governo do Estado diante do novo cenário.

“Conversamos hoje com o ex-senador Roberto Rocha, que está avaliando com responsabilidade essa possibilidade. O momento exige grandeza, diálogo e senso de missão. A prioridade deve ser aglutinar o campo conservador e garantir uma candidatura com densidade política para defender nossas bandeiras e dar sustentação a Flávio Bolsonaro no Maranhão”, destacou.

O deputado avaliou que a direita maranhense precisa evitar a fragmentação e construir uma frente com coerência programática, foco em segurança pública, liberdade econômica, defesa da família, combate à pobreza e enfrentamento ao crime organizado.

“Não basta lançar um nome por lançar. O Maranhão precisa de alguém com capacidade de enfrentar o sistema, mas também com preparo para governar, montar equipe, dialogar com lideranças e apresentar soluções reais para os problemas do povo”, completou.

Enquanto acompanha as articulações majoritárias, Dr. Yglésio afirmou que sua pré-campanha a deputado federal segue em ritmo acelerado em todo o estado. Filiado ao PRD, ele é apontado como um dos nomes mais competitivos da legenda para a eleição proporcional de 2026.

“Nossa pré-campanha segue em ritmo acelerado. Estamos percorrendo o Maranhão, conversando com lideranças, fortalecendo nossa base e ampliando o diálogo com o eleitor de direita, conservador e independente. Dentro do PRD, sou hoje um dos favoritos para a disputa de deputado federal, e vamos trabalhar com muita intensidade para construir uma candidatura forte, limpa e competitiva”, disse.

Dr. Yglésio ressaltou que sua atuação política seguirá voltada à defesa de pautas conservadoras, ao fortalecimento da direita e à construção de um projeto que represente o eleitor que se sente abandonado pela política tradicional.

Para o pré-candidato, a direita maranhense segue viva, forte e exigente, mas precisa de lideranças com firmeza, posicionamento e coragem para ocupar o espaço deixado pela indefinição no campo majoritário.

Em São João dos Patos, Orleans Brandão destaca geração de empregos, investimentos em infraestrutura educacional e fortalecimento do turismo religioso

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu nessa quinta-feira (11) uma extensa agenda em São João dos Patos, no sertão maranhense, marcada por visitas a empreendimentos privados, obras públicas, equipamentos educacionais e encontros com lideranças políticas e comunitárias da região.

A programação teve início com uma visita ao empresário Tangará, referência no setor de produção e comercialização de frangos no sul do Maranhão. Durante o encontro, Orleans conheceu a estrutura da empresa, que gera empregos diretos, e destacou a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico do estado.

“Quero te parabenizar, pela tua força de vontade, pelo teu compromisso de estar gerando emprego e renda para o nosso Maranhão. Conte comigo, sempre que eu puder ajudarei a trazer riqueza e investimento para nossa população do Sertão e de São João dos Patos”, afirmou.

Turismo religioso
Ainda pela manhã, Orleans visitou o Santuário de São Francisco de Assis. Acompanhado do prefeito Alexandre Magno Pereira Gomes, ele conferiu a escadaria construída recentemente para facilitar o acesso de visitantes e romeiros ao santuário.

“Ano passado a gente veio entregar essa obra. E eu fiz uma promessa, ainda como secretário de Assuntos Municipalistas. A escadaria que ia servir não só para a população de São João dos Patos, mas para todo o turismo religioso, para toda a região do sertão e para todo o Maranhão.”, destacou.

“A escadaria é um sonho da população, um sonho dos devotos de São Francisco e de São João dos Patos e da região. Quando ela fica toda iluminada, enaltece ainda mais o nosso santuário”, afirmou o prefeito Alexandre Magno.

O vereador de Colinas Walterly Munis destacou o potencial do pré-candidato para conduzir o estado. “Orleans é um sertanejo. Eu tenho certeza que ele, quando chegar a ser governador do Estado do Maranhão, vai fazer mais. Vai investir em estradas, educação e saúde”, afirmou.

A agenda seguiu com uma visita às obras de reforma e ampliação da U.E. Pe. Santiago S. Prieto, realizadas pelo Governo do Estado em parceria com o município. “A educação evoluiu bastante com o apoio do Orleans enquanto secretário e quando o Brandão assumiu o Governo do Estado, com o programa Alimentação de Verdade, os tablets para todos os nossos estudantes da rede estadual”, afirmou a professora Geralda Costa.

Na sequência, Orleans visitou as obras de revitalização da Praça Asa Delta, espaço tradicional de convivência e lazer da população de São João dos Patos. A intervenção é resultado de uma parceria iniciada durante sua atuação à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, e a Prefeitura de São João dos Patos.

“Lembro muito dessa praça. Frequentei com muitos amigos daqui e de Colinas. Ver a praça sendo reformada pela parceria que fizemos enquanto estava na Secretaria traz boas memórias de poder fazer mais por São João dos Patos e pelo Maranhão”, afirmou.

Orleans também realizou visitas a lideranças políticas e comunitárias da região. Em um dos encontros, esteve reunido com o empresário Márcio Kizoeira e com o vereador Evangelista Brasil. Em seguida, participou de outra reunião com a vereadora Marianna Lyra e o ex-prefeito de São João dos Patos, Celso Antônio.
Os encontros serviram para discutir demandas do município, projetos em andamento e perspectivas para o desenvolvimento da região. “Eu me coloco à disposição. Tenho amigos e bastante carinho pelo Sertão. Essa é minha origem. Sou apaixonado e vou trabalhar para trazer mais investimento para cá”, declarou.

ExpoSertão
A agenda foi encerrada com a participação de Orleans Brandão na tradicional Cavalgada da XXV ExpoSertão, um dos momentos mais aguardados da programação cultural de São João dos Patos.
Reunindo cavaleiros, amazonas, produtores rurais, lideranças políticas e moradores da região, a cavalgada percorreu ruas da cidade celebrando a cultura sertaneja e as tradições que fazem parte da identidade do município.

Prefeito Flávio Soares entrega novos equipamentos e fortalece agricultura familiar em Governador Edison Lobão

A Prefeitura de Governador Edison Lobão promoveu, na última quinta-feira (11), uma série de ações voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos e ao incentivo da economia rural. A programação contou com mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, reunindo produtores locais e oferecendo à população produtos cultivados no município, valorizando o trabalho no campo e estimulando a geração de renda.

Durante o evento, o prefeito Flávio Soares realizou a entrega de importantes equipamentos que passam a reforçar a estrutura do município. Entre os investimentos estão uma ambulância destinada à saúde, adquirida por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Ricardo Arruda, além de uma retroescavadeira, uma patrulha agrícola e uma caminhonete destinada à Câmara Municipal.

Os novos equipamentos foram viabilizados por meio da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Maranhão, ampliando a capacidade de atendimento nas áreas de infraestrutura, agricultura e serviços públicos. As entregas representam um importante reforço para o desenvolvimento das atividades municipais e para o atendimento das demandas da população.

A gestão municipal destacou que os investimentos fazem parte do compromisso de promover melhorias para a cidade, incentivando o desenvolvimento econômico e social. A realização da Feira da Agricultura Familiar e a entrega dos novos veículos e máquinas reforçam as ações voltadas para o fortalecimento da produção rural, da saúde pública e da qualidade de vida dos moradores de Governador Edison Lobão.

Ministério Público investiga contrato de combustível da Prefeitura de Araioses

O MPMA – Ministério Público do Maranhão instaurou um Inquérito Civil para apurar possíveis atos de improbidade administrativa e danos aos cofres públicos envolvendo um contrato firmado entre a Prefeitura de Araioses e a empresa Autoposto Delta Ltda para o fornecimento de combustíveis ao município.

Entre os investigados estão Ricardo Lisboa Brito de Miranda e o secretário municipal de Obras Públicas, João de Jesus Brito de Miranda. A investigação teve origem em denúncia encaminhada à Ouvidoria do MPMA, que apontou indícios de irregularidades na contratação.

Segundo a portaria, o MP busca esclarecer a legalidade do contrato, a compatibilidade patrimonial da empresa contratada e possíveis vínculos de parentesco ou amizade entre agentes públicos e beneficiários do acordo. Como primeiras medidas, foram requisitados à Prefeitura todos os documentos relacionados à contratação, incluindo edital, contrato, notas fiscais e comprovantes de pagamento.

Também foi solicitado à Receita Federal informações sobre a situação fiscal e o histórico de atividades da empresa. O procedimento tramita sob sigilo e poderá resultar em ação civil pública caso sejam confirmadas irregularidades.

Gestão Francisco do Posto entrega retroescavadeira e viatura para a Guarda Municipal e fortalece agricultura e segurança em São Francisco do Maranhão


A gestão do prefeito Francisco do Posto e do vice-prefeito Francisco da Padaria realizou, na manhã desta quarta-feira (10), a entrega de uma retroescavadeira e de uma viatura zero quilômetro para a Guarda Municipal de São Francisco do Maranhão. A solenidade contou com a presença do ex-prefeito e o maior líder político do Médio Sertão Maranhense Adelbarto Santos, além de vereadores, secretários municipais, do presidente da Câmara e da população, marcando mais um importante investimento em benefício do município.

A nova retroescavadeira, entregue por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, será utilizada no fortalecimento da agricultura familiar, na recuperação e manutenção das estradas vicinais e na construção e limpeza de açudes em diversas comunidades rurais. O equipamento contribuirá para melhorar o escoamento da produção agrícola e ampliar o apoio aos trabalhadores do campo.

Durante o evento, também foi entregue uma viatura zero quilômetro para a Guarda Municipal, reforçando as ações de segurança pública na sede e na zona rural. O município já conta com cerca de 200 câmeras de monitoramento de última geração instaladas em pontos estratégicos, ampliando a vigilância e proporcionando mais tranquilidade à população.

O prefeito Francisco do Posto destacou que os investimentos demonstram o compromisso da administração com o desenvolvimento do município. “Estamos trabalhando para oferecer melhores condições para nossos agricultores e mais segurança para toda a população. Essas conquistas representam o avanço da nossa gestão e o compromisso de cuidar das pessoas“, afirmou.

Já Adelbarto Santos ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho. “São ações que fortalecem São Francisco do Maranhão e levam mais qualidade de vida para quem vive tanto na cidade quanto na zona rural“, declarou.