O vereador Dr. Gutemberg (PSC) propôs algumas medidas de combate ao uso de cerol e, em particular, da linha chilena.
Com o objetivo de promover conscientização sobre os riscos da utilização desses materiais, Dr. Gutemberg solicitou a realização de um painel para discussão do tema “Perigo do uso de cerol e linhas cortantes para os motociclistas nas vias de nossa capital”. A data do evento ainda será definida.
No último mês de setembro, o vereador apresentou junto à Câmara de São Luís duas indicações pedindo a realização de força conjunta no sentido de intensificar a fiscalização e consequente apreensão da linha chilena. Os pedidos foram direcionados aos Correios e à Polícia Federal.
Em uma de suas falas sobre esse tema, Dr. Gutemberg explicou que a utilização do cerol e da linha chilena pode provocar acidentes fatais:
“Esse é um problema sério, pois o uso indiscriminado do cerol e das linhas cortantes que são adquiridas de forma irregular tem provocado lesões sérias, sobretudo, lesões cervicais, inclusive, com óbito de várias pessoas. No ano passado, em São Luís, o empresário Sandro Schons acabou perdendo a vida após sofrer uma queda de parapente, depois que o equipamento usado por ele foi danificado por uma linha de pipa na praia do Calhau”, mencionou.