Presidindo a Comissão de Assuntos Econômicos, uma das mais importantes da Assembleia Legislativa do Maranhão, o Deputado Estadual, Júlio Mendonça(PcdoB),realizou a primeira reunião da comissão com um panorama socioeconômico do Maranhão e perspectivas de desenvolvimento.
Neste primeiro encontro de 2024, o novo presidente da comissão convidou para uma ampla abordagem do atual cenário econômico do estado o ex-governador do Maranhão e Secretario de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos(SEDEPE),José Reinaldo Tavares e o Superintendente do IBGE do Maranhão, Marcelo Virginio Melo.
Durante a reunião que contou com a participação dos deputados Ariston, Francisco Nagib, Dra. Vivianne, Carlos Lula, Fernando Braide, Arnaldo Melo e Wellington do Curso, o secretário da SEDEPE falou dos desafios enfrentados pelo estado e de projetos que visam a garantia de direitos.
“Não se sai da pobreza sem desenvolvimento econômico e aumento do PIB, o Maranhão não tem vocação para ser pobre, somos um estado rico. O que precisamos é o unir forças para que juntos possamos explorar melhor nossas potencialidades”, disse José Reinaldo que na ocasião falou da continuidade do projeto casa de esperança, que garante desenvolvimento humano.
Já o superintendente do IBGE/MA apresentou dados do último censo, informação sobre a situação de vida da população em cada um dos municípios.
“O censo tem várias vantagens, pois para a sociedade permite que o governo possa fazer políticas públicas com base nos dados e as informações permitem que estudiosos façam trabalhos e análises econômicas, financeiras e sociais”, destacou Marcelo.
Segundo o Deputado Júlio Mendonça, esse foi só o primeiro passo para o alinhamento de ideias e propostas que visam a discussão de políticas públicas para mais investimentos e maior geração de emprego e renda para o estado.
“Essa foi só a primeira reunião de muitas que ainda teremos, essa é uma importante comissão e não medirei esforços, para cumprir com meu papel como presidente dessa comissão que é o de fiscalizar e incentivar o Estado nas atividades econômicas, e dar minha contribuição de forma democrática nas diretrizes e bases de planejamento do desenvolvimento estadual”, disse o presidente da comissão.