SEMCAS oferece cursos de capacitação profissional para população em situação de rua

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de São Luís e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, foram viabilizados cursos de qualificação e capacitação profissional voltados para a população em situação de rua. Os beneficiados serão os usuários dos Centros Pop Centro e Pop Cohab. O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), é parte das ações da gestão do prefeito Eduardo Braide.

Os cursos oferecidos são Pintor de Obras Imobiliárias, Pedreiro de Alvenaria e Logística Portuária, cada um com 25 vagas disponíveis. As aulas, que serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), têm início previsto para este mês de junho. Ao todo, 75 pessoas terão a oportunidade de se capacitar profissionalmente.

O secretário municipal da Criança e Assistência Social, Junior Vieira, destacou a importância da iniciativa em um vídeo divulgado nas redes sociais. “Nós conseguimos disponibilizar setenta e cinco vagas para a população que vive em situação de rua. Serão setenta e cinco pessoas entre homens e mulheres que serão distribuídos em três cursos de pintura, de pedreiro e de logística portuária. Tenho absoluta certeza que com essa capacitação e com essa qualificação, essas pessoas, se Deus quiser, no futuro, logo logo voltarão ao mercado de trabalho e sairão desse mundo obscuro, desse mundo terrível“, afirmou Vieira.

A Semcas tem se empenhado em garantir os direitos dessa população, contribuindo para sua reintegração social e inserção no mercado de trabalho. O secretário Vieira enfatizou o compromisso da gestão em tornar a assistência mais acessível e em combater a vulnerabilidade social. “É a prefeitura de São Luís, é a gestão do prefeito Eduardo Braide, trabalhando para fazer da assistência mais acessível aqueles que precisam e, sobretudo, para combater a nossa vulnerabilidade social“, concluiu.

Além de oferecer uma formação técnica, a iniciativa busca proporcionar um novo começo para os participantes, muitos dos quais têm histórias de superação e resiliência. Um dos futuros alunos, que preferiu não se identificar, compartilhou sua gratidão e esperança com o projeto. “Eu tive a oportunidade de subir na vida, de crescer na vida, coisas que as pessoas nunca imaginariam. Hoje estou aqui, para a honra e glória do nome do Senhor Jesus Cristo, mas uma qualificação na qual eu vou me esmerar, me esforçar para concluir curso, para uma maneira de eu tentar uma mudança de vida através dessa formação“, declarou.

https://www.instagram.com/reel/C71pxZCJYbN/?igsh=MXE4MnIycnNuOXh5bw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *