Matões do Norte recebe patrulha agrícola

Para impulsionar a produção do homem do campo, o governador Flávio Dino entregou, nesta segunda-feira (5), mais equipamentos e máquinas para fortalecer a agricultura em 55 munícios do estado. Entre plantadeiras, patrulhas agrícolas, caminhões e kits de irrigação entregues, os implementos beneficiarão os produtores dos programas ‘Agropolos’ e ‘Mais Produção’.Durante a cerimônia, o governador defendeu que investir nos pequenos produtores não é só uma política social, mas uma forte estratégia econômica, para que o país volte a crescer. “Hoje vamos entregar mais de 100 equipamentos, entre tratores, caminhões, resfriadores, enfim, um conjunto de insumos, implementos e equipamentos, para que esses produtores possam aproveitar o regime climático excepcional que o Maranhão tem para produzir mais alimentos, com isso melhorar a qualidade de vida das suas famílias, e ajudar a economia do estado”, destacou.

Além da aquisição de equipamentos, o Governo do Estado investe, a partir do programa ‘Mais Produção’, numa série de estímulos e incentivos a quem quer produzir, como a divulgação dos programas de financiamento dos bancos de fomento, por exemplo; assistência técnica; regularização fundiária. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, é importante não só produzir, melhorar a produção, mas também cuidar da comercialização e do processamento. “O programa, que já vem em implantação desde o ano passado por determinação do governador, tem investimento de mais de R$ 62 milhões, agora começa a chegar também de forma concreta e física. Vinha já tendo assistência técnica e agora também vários equipamentos estão sendo entregues exatamente para complementar”, pontuou o secretário.

Dentre as 10 cadeias produtivas do ‘Mais Produção’, três foram contempladas com a entrega dos equipamentos: a do arroz, a do leite e derivados e a de hortifrútis. Foram entregues 40 tanques de resfriamento de leite (15 para a Região Tocantina e 25 para a região do Médio Mearim), e um caminhão tanque, na cadeia produtiva do leite e derivados. Já na cadeia do arroz, foram entregues oito patrulhas agrícolas e oito plantadeiras.

O município de Matões do Norte, foi um dos que foi contemplados com o beneficiamento de uma patrulha agrícola. O prefeito Padre Domingos, recebeu a chave das mãos do Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, onde certamente fortalecerá a agricultura familiar do município.

A solenidade de entrega aconteceu no Palácio Henrique de La Roche, e contou a presenças do Governador Flávio Dino, do Vice – Governador, Carlos Brandão, do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, deputados federais e estaduais, além de prefeitos, outras autoridades, e agricultores rurais.

“Com o intuito de fomentar a cadeia produtiva do arroz e melhorar as condições de produção, o governo está contribuindo para o desenvolvimento dá agricultura familiar em Matões do Norte”, ressaltou o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Marcio Honaiser.

“Esta patrulha servirá como importante instrumento para desenvolver nossa agricultura, vai trazer mais progresso para a nossa comunidade, aumentando nosso volume de produção, além, é claro, de diminuir o trabalho braçal do nosso agricultor. É um momento histórico para o povo de Matões do Norte”, destacou o Prefeito Padre Domingos.

A patrulha agrícola é multifuncional, faz o preparo inicial do solo, aradagem e gradagem. O agricultor passar agora a um patamar que possibilita plantar mais e mantendo a fertilidade do solo.

 

Coordenação de Comunicação de Matões do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *