Miranda do Norte: Reunião do CODETERVI reúne coordenadores de câmara temáticas e núcleo diretivo

Em mais uma reunião do CODETERVI, realizado no último dia 07 de dezembro, reuniu coordenadores de câmaras temáticas e núcleo diretivo no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Miranda do Norte.

Miranda do Norte: Nesta última Quinta – feira (07) ocorreu mais uma reunião do CODETERVI, na pauta da reunião a composição e manutenção técnica do núcleo de extensão rural da UEMA, recursos e projetos, composição da equipe diretiva do núcleo diretivo do CODETERVI e coordenadores de câmara temáticas, além do planejamento estratégico para o ano de 2017.

A reunião foi de grande importância, pois, foi possível ter um panorama real da situação da política de território nas esferas: federal, estadual e municipal.

Mesmo com o relato de total estagnação e abandono pelo poder público, todos os coordenadores ainda tem a esperança de ver o território em desenvolvimento e resolve aguardar o desfecho do atual cenário político municipal para depois definir, de forma precisa e consistente para traçar seus planos e projetos em nível de território.

O coordenador da câmara temática de educação do campo, Robevaldo Lima, destacou que “existe uma crise não apenas por parte do governo federal, mas também por parte do governo do Estado do Maranhão, em atender e satisfazer a realidade da educação do campo, uma vez que, importantes projetos foram extintos, os existentes não contemplam todos os municípios e ainda existe a falta de atenção com as escolas família agrícolas (EFAS ), onde não se ver investimentos. Ele destacou ainda que vai percorrer todos os 10 municípios do Território Vale do Itapecuru para diagnosticar a situação real por município, para depois, ser elaborado um documento para fins de levantamento de políticas públicas, captação de recursos humanos, tecnológicos e de infraestrutura para o desenvolvimento da educação do campo.

A reunião contou com a presença dos coordenadores das 6 câmaras temáticas, a saber: mulheres, inclusão produtiva, povos e comunidades tradicionais, educação do campo, juventude e meio ambiente.

Encaminhamentos

O núcleo diretivo deverá se reunir para elaborar uma agenda de trabalho, com os projetos e prioridades para 2017. Ainda será feita a convocação, com data e local a ser definido.

Os coordenadores das 6 câmaras temática, deverão convocar reuniões específicas para cada CT, com a participação de seus membros para elaborar agenda e priorização de projetos para 2017.

O resultado dessas reuniões deverá ser apresentado pelos coordenadores das CTs em reunião ampliada.

Nova Reunião

A reunião ampliada ocorrerá no dia 27/01 em Miranda do Norte, e deverá contar com a participação dos membros do ND e dos coordenadores de cada câmara, além dos convidados, como os os secretários de agricultura dos municípios envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *