Divulgada primeira pesquisa Escutec para susessão de São Luís

Neste sábado (19), o jornal O Estado do Maranhão divulgou a primeira pesquisa ESCUTEC para a disputa pela Prefeitura de São Luís. O levantamento praticamente confirmou o que outras pesquisas também apontam, uma ampla vantagem do deputado federal Eduardo Braide (sem partido) na primeira colocação.

O instituto apresentou cinco cenários, entre estimulados e espontâneo, e em todos Eduardo Braide lidera com grande folga. A ESCUTEC ouviu 1.002 eleitores, de 12 a 17 de outubro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança, de 95%.

Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes para o eleitor, Braide aparece com 25% das intenções de voto. Nenhum outro candidato citado chega a dois dígitos. Os melhores colocados no grupo do governador Flávio Dino são os deputados estaduais Duarte Júnior (PCdoB) e Neto Evangelista (DEM), ambos com 3%.

A pesquisa realizou também cenários estimulados, onde são apresentados os nomes aos eleitores de São Luís. Num cenário com 15 pré-candidatos, Braide aparece em primeiro com 42,6% das intenções de votos. Além de Braide, apenas Duarte Júnior conseguiu alcançar dois dígitos, chegando a 10%. Neto Evangelista com 8,8% e Wellington do Curso (PSDB) com 8,2%, aparecem logo atrás, os demais não alcançaram a casa dos 5%.

Num segundo cenário, com apenas nove pré-candidatos, um apenas por partido e sendo que Duarte Júnior é o candidato do PCdoB, o resultado é o seguinte: Eduardo Braide com 45,5% é o primeiro, seguido por Duarte com 10,5%, Neto Evangelista, 9,3% e Wellington do Curso com 8,6%. Na sequência, próximos dos 5% aparecem Tadeu Palácio (PSL) com 5,1% e Adriano Sarney (PV) com 4,9%.

Em outro cenário, agora com Rubens Júnior como o candidato do PCdoB, Eduardo Braide aumenta vantagem e aparece com 48,7%. Neto Evangelista aparece com 11,5% sendo seguindo por Wellington do Curso com 10,8%. Adriano Sarney vem com 5,5%; Bira do Pindaré (PSB) com 4,6%; Osmar Filho (PDT) com 3,5% e Rubens Júnior com 1,1% mesmo percentual de Jeisael Marx (REDE).

Em um cenário sem Duarte Júnior e sem a presença de Osmar Filho, Eduardo Braide chega a 51,5% e venceria a disputa logo no 1º Turno.

A pesquisa Escutec/O Estado também mostra que a maioria dos eleitores ouvidos não votaria de forma alguma em candidatos que sejam apoiados pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) seriam 53,8%, o governador do Maranhão, Flávio Dino seriam 49% e o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT) seriam 50,2%.

Fonte: Jorge Aragão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *