DESCASO! Ambulância sucateada põe em risco saúde de paciente, em Miranda do Norte

Na manhã desta quarta-feira (13), no município de Miranda do Norte, cuja prefeita é Angélica (PL), uma paciente que deu entrada no serviço de saúde municipal, vítima de lesão na coluna após uma queda, precisou ser transferida para outra unidade. Entretanto, a ambulância disponível, que deveria garantir segurança para a paciente que, em função do seu estado de saúde, precisava ir deitada, se encontra em avançado estado de deterioração.

A situação foi denunciada por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. Veja a seguir.

Tendo somente o ‘básico’, como uma maca e ar-condicionado, o veiculo não possui os equipamentos necessários para resguardar a saúde dos pacientes em casos extremos, como uma parada cardíaca. Falta oxigênio, ar comprimido, suporte adequado para o soro, que foi improvisado. A estrutura do veículo sugere um certo grau de insalubridade ao qual paciente e agente de saúde são expostos.

A porta, eu fico até com medo de abrir, porque, em outras situações, já ocorreu”, disse a profissional no vídeo.

De acordo com o Portal da Transparência do município, a aquisição de novas ambulâncias não parece ser prioridade da atual gestão, que está seu segundo ano. Consta informação de que a última licitação para este fim foi realizada na gestão anterior, no ano de 2019 e, segundo a própria servidora, a situação é antiga.

Já faz vários anos que se vive isso, todo mundo fica calado, ninguém fala nada”, disse entristecida. “Pra onde tá indo o dinheiro de Miranda do Norte?”, questionou.

Também foi questionado pela servidora sobre o fim da ambulância nova que o município teria supostamente recebido, possivelmente por meio de emendas parlamentares, mas que nunca esteve disponível à população.

Júnior Lourenço e Angélica: Aliança sem frutos

Miranda do Norte é reduto eleitoral do deputado federal Júnior Lourenço (PL), que já foi prefeito do município e é filho da prefeita Angélica (PL). E apesar da aliança de ambos destacada em campanha eleitoral de 2020, que poderia estar recebendo investimentos por meio das emendas parlamentares, a população de Miranda não tem colhido os bônus dessa parceria, mas os ônus, como no caso destacado nesta reportagem.

Sabendo que existem recursos disponíveis para a manutenção do município e não estão sendo aplicados pela gestão Angélica, Miranda do Norte pode estar sendo alvo de prática de corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *