Com mais unidades inauguradas, Restaurantes Populares estimulam a agricultura familiar do estado

Até final de agosto, o Maranhão contará com 150 restaurantes.

A rede de segurança alimentar do Maranhão ganhou reforço na última semana. Da quarta-feira (3) até o domingo (7), o Governo do Estado entregou oito novos Restaurantes Populares no interior do estado. Para Paulo Casé Fernandes, secretário de Desenvolvimento Social do Estado (Sedes), a ampliação da rede também vai estimular a produção de unidades de agricultura familiar.

O combate à fome também acontece por meio do que é produzido nos próprios municípios atendidos pelos restaurantes. Seja comprando a batata, a alface ou outros produtos hortifrutícolas, queremos que os pequenos agricultores sejam fornecedores dessa rede”, destacou Paulo Casé. De acordo com o secretário, o fortalecimento da agricultura familiar é uma das metas estabelecidas pelo governador Carlos Brandão.

Na manhã da quarta-feira, foram inauguradas três unidades, nos municípios de Carutapera, Cândido Mendes e Luís Domingues. No dia seguinte, mais dois restaurantes foram entregues, em Olinda Nova do Maranhão e Santa Luzia do Paruá. Já no sábado, foi a vez dos municípios de São Pedro dos Crentes e Riachão ganharem suas unidades. Por fim, no domingo, a população de Olho D’Água das Cunhãs também ganhou o seu restaurante.

Em todas as oito unidades, serão fornecidas 500 refeições no almoço e 250 no jantar. Além de refeições balanceadas e ricas em valor nutricional, os restaurantes ainda irão oferecer acompanhamento nutricional por meio de dietas específicas, oficinas e ações de conscientização alimentar e orientação nutricional nas diversas patologias.

Na inauguração em Riachão, o secretário relembrou que, no final de julho, assinou dois termos de cooperação estabelecendo que 30% dos produtos hortifrutícolas adquiridos para produção das refeições sejam adquiridos dos pequenos agricultores, além de determinar assistência técnica e gerencial a esses produtores. Os termos foram assinados em conjunto com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

De acordo com a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, a assinatura dos termos levará estímulo para pequenos agricultores locais por meio de suporte na produção. “Acreditamos que com essa parceria estabelecida, junto com a Aged e a Agerp, iremos estimular os agricultores por meio de apoio com sementes e outros insumos”, afirmou.

Antes de estabelecer a parceria, a Sedes já desenvolvia a política de aquisição de insumos produzidos pela agricultura familiar para os restaurantes. A identificação dessas unidades familiares ocorre em parceria com as secretarias de agricultura de cada município, que informa quem são os produtores cadastrados no banco de dados municipal e informa quais insumos são produzidos, bem como o quantitativo.

Após essa etapa, os agricultores são direcionados para a equipe dos restaurantes, que realizam a negociação para a compra dos insumos. “Nós temos tido resultados positivos. A equipe de nutrição, inclusive, até visita os espaços onde é realizado o plantio. Nós estamos percebendo que há um crescimento na produção”, contou Lourvídia Caldas.

Para Paulo Casé, a assinatura dos termos irá reforçar o trabalho já desenvolvido pela Sedes. “Aged e Agerp estarão nos municípios para assessorar as secretarias de agricultura, oferecendo o apoio necessário para que as unidades de agricultura familiar possam aumentar sua produção, sabendo que terão a compra dos seus produtos garantida”, explicou o secretário.

Rumo aos 150 Restaurantes Populares
Desde abril deste ano, a Sedes, sob comando de Paulo Casé Fernandes, já inaugurou 42 Restaurantes Populares em todo o Maranhão. “Nós estamos cumprindo com a missão dada pelo nosso governador Carlos Brandão, que determinou alcançarmos, até o fim de agosto, 150 restaurantes”, pontuou o secretário.

Para Deusamar Rodrigues, moradora de Riachão, a chegada do restaurante no município trará economia. “Eu estou muito alegre, porque pelo valor de R$ 1,00, a gente sai bem servido e poupando o dinheiro que ia para feira”, afirmou.

Já para José Ernesto da Silva, de Santa Luzia do Paruá, o equipamento trará mais dignidade. “O benefício desse restaurante aqui é enorme. Uma pessoa que está passando fome saber que pode comer por R$ 1,00 é uma satisfação muito grande”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *