O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou, na última quarta-feira (7), de reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O encontro aconteceu de forma on-line e contou com a participação de governadores e secretários de Estado da Saúde de todo o Brasil, para discussão de estratégias de enfrentamento à dengue e outras arboviroses no país.
“Parabenizo o Ministério da Saúde por de fato estar conduzindo e coordenando todo o processo no território nacional contra a dengue e também, em específico, aqui no Maranhão. Neste momento o estado se encontra numa situação de alerta quanto ao dever de cuidado em relação às possíveis situações, tendo em vista que nas próximas semanas poderá haver aumento dos índices de chuva, em especial na região sul, que juntamente com o calor, torna-se propício para a proliferação do vetor”, disse o secretário Tiago Fernandes.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou a união de esforços para o enfrentamento da dengue e outras arboviroses. “Sem dúvida o fator climático é fundamental e nós vamos ter que trabalhar, pois assim como falamos de emergências sanitárias, precisamos estar atentos ao monitoramento climático e seus impactos na saúde”, destacou a ministra.
Durante a reunião, o gestor estadual detalhou as ações que têm sido realizadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus. Entre os destaques está uma reunião com os secretários dos 217 municípios e com gestores regionais para debater a prevenção e preparação das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é fortalecer a Atenção Básica de forma a evitar casos epidêmicos ou emergenciais futuros no estado, assim como a sobrecarga da porta de urgência e emergência.
Na quarta-feira, o secretário Tiago Fernandes, recebeu o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Pedro Chagas, e dialogou com gestores das Unidades Regionais de Saúde (URS) do Maranhão e secretários de Meio Ambiente dos municípios considerados prioritários para o enfrentamento das arboviroses no estado.
O foco é enfatizar os impactados reais obtidos com a limpeza pública, incluindo eliminação de criadouros do mosquito em locais como os cemitérios, sucatas, borracharias, além de continuar o processo de conscientização e prevenção junto à sociedade.
Outra medida adotada pelo governo maranhense e apresentada na reunião com a ministra Nísia foi o Plano de Contingência elaborado pela SES com foco na preparação e prevenção, rede de atendimento, vacinação contra dengue em cinco município do Maranhão, entre outras.
Também participaram da reunião a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho, a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Kátia Trovão; e a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.