Governador Carlos Brandão recepciona embaixadores dos Estados-membros da União Europeia no Palácio dos Leões, em São Luís


Ao longo desta semana, 17 embaixadores dos Estados-membros da União Europeia cumprem missão no Maranhão. Durante o período eles visitaram universidades, o Porto do Itaqui, equipamentos sociais e bens culturais maranhenses para conhecer a capacidade e potencialidade econômica, natural e social, bem como a localização estratégica do Maranhão em relação à Europa. Na sexta-feira (5), o governador Carlos Brandão, acompanhado da primeira-dama, Larissa Brandão, do vice-governador, Felipe Camarão, e diversas autoridades estaduais, recebeu a comitiva em um ato solene no Palácio dos Leões, em São Luís.

A visita dos embaixadores faz parte da missão anual da União Europeia pelo Brasil. Este ano, os embaixadores, por consenso, decidiram conhecer o Maranhão, entre os dias 3 a 7 de abril. A missão tem caráter técnico, científico, econômico e, por fim, cultural e turístico.

A missão ao Maranhão é coordenada pela embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, com o embaixador da Bélgica, Peter Claes. Também participam os embaixadores da Polônia, Lituânia, Grécia, Itália, Países Baixos, Eslováquia, Malta, Finlândia, Croácia, Alemanha, Portugal, Eslovênia, República Tcheca, Suécia e Espanha

Durante a recepção organizada no Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão, o governador Carlos Brandão afirmou que a visita foi importante para que os embaixadores conhecessem as oportunidades que o estado oferece.

Apresentamos diversos projetos importantes em busca de parceria com os países da União Europeia. Portanto, foi uma visita de aproximação para que a gente possa convencer que o Maranhão é um lugar ideal para investimentos em diversas áreas. Com certeza nós vamos construir uma ótima relação comercial para que eles possam trazer empresas que gerem emprego e renda para a população do nosso Estado”, assinalou o governador Carlos Brandão.

A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, avaliou de forma positiva a missão europeia no estado. “Foi uma visita muito bem-sucedida. Agradecemos ao governador a sua hospitalidade. Vimos muito potencial nesse Estado e estou segura que vamos reforçar os nossos laços na economia, na academia, sobretudo no contexto de sustentabilidade, energias renováveis, hidrogênio verde, turismo sustentável e muito mais”, disse.

Além de conhecerem os projetos desenvolvidos pelo Governo do Maranhão e debaterem parcerias, a comitiva europeia pode conhecer as atrações culturais do estado, que se apresentaram durante a recepção no Palácio dos Leões.

Missão dos embaixadores dos Estados-membros da União Europeia no Maranhão

A agenda de compromissos dos embaixadores foi longa durante os últimos dias. Na quarta-feira (3), primeiro dia da missão, representantes do governo estadual e os embaixadores se reuniram no auditório do Centro Caixeiral, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Participaram do encontro reitores da Uema, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), entre outras instituições de ensino superior maranhense.

Porto do Itaqui

Na quinta-feira (4), o Governo do Maranhão recepcionou a delegação de embaixadores da União Europeia no Porto do Itaqui, o maior porto público do Arco Norte. Durante a visita, os embaixadores tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Porto de Itaqui e participar de encontros estratégicos com autoridades estaduais. Foram apresentados os pontos fortes do estado e discutidas as perspectivas de cooperação e parceria entre o Maranhão e a União Europeia.

Além do Porto do Itaqui, oito secretarias e órgãos estaduais apresentaram dados sobre programas e ações desenvolvidos pelo Governo do Estado: Maranhão Parcerias (Mapa); Companhia Maranhense de Gás Natural (Gasmar); Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc); Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema); Agricultura Familiar (SAF); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Agricultura e Pecuária (Sagrima) e Turismo (Setur). As pastas apresentaram as possibilidades de cooperação em diferentes áreas.

Agenda dos cônjuges dos embaixadores com a primeira-dama Larissa

Ainda na quinta-feira (4), como parte da agenda cumprida no estado, os cônjuges dos embaixadores, acompanhados da primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, conheceram serviços e bens culturais maranhenses.

Eles estiveram na Casa de Apoio Ninar, que atende crianças com microcefalia e alterações neurodiversas, e na Creche Integral de Educação Infantil da Liberdade, que atende em tempo integral desde bebês de 1 ano até crianças de 5 anos de idade com atividades escolares e serviços de saúde. Também foram visitados o Teatro Arthur Azevedo e a Unidade Prisional Feminina de Pedrinhas, onde conheceram o trabalho realizado no espaço para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

Encontro na Fiema

O encontro com autoridades estaduais e dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) também aconteceu na quinta-feira (4), e teve como foco a apresentações sobre a economia estadual e as perspectivas de cooperação e parceria entre o estado e a União Europeia.

As cadeias produtivas de grãos, pecuária, avicultura e minerais; a expansão da geração de energias renováveis; as indústrias de base florestal; a exploração de petróleo e gás natural e o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foram algumas das oportunidades de investimentos apresentadas aos embaixadores.

Participaram do evento representantes do governo estadual, entre os quais o governador Carlos Brandão, da Fiema, além de representantes de diversas entidades de classe e empresários.

Centro de Lançamentos de Alcântara

Em Alcântara, o vice-governador Felipe Camarão apresentou o Centro de Lançamento (CLA) aos embaixadores dos Estados-membros da União Europeia, na sexta-feira (5), para que eles conhecessem as potencialidades aeroespaciais do estado.

A missão dos embaixadores termina com visita aos Lençóis Maranhenses, neste sábado, para que eles também conheçam as belezas naturais do estado e o seu potencial turístico. No domingo (7), eles retornam para as suas embaixadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *